DATA

29/08 à 01/09

HORÁRIO

Quarta à Sexta 18h30-21h30
Sábado 09h30 às 12h30 / 14h00 às 17h00

LOCAL

Aliança Francesa Salvador

VAGAS

20

INSCRIÇÕES

Até 25 de Agosto

INVESTIMENTO

Gratuito

PÚBLICO-ALVO

Voltado especialmente para realizadores/as, escritores/as e estudantes afrodescendentes.

PROFESSORA

Francine Barbosa

Caso haja necessidade, crianças são bem-vindas para acompanharem suas mães, pais ou cuidadores durante a oficina.


PROFESSORA

Francine Barbosa é roteirista e professora de roteiro. Trabalhou como roteirista no desenvolvimento do longa metragem “A Cidade Aqui Dentro”, das séries de televisão “A Revolta dos Malês”, “36 Horas” e “Existe Amor em SP/Estranho Casal”, e foi vencedora do kikito de melhor roteiro de curta metragem no Festival de Gramado pelo roteiro do curta metragem “A Navalha do Avô”. Como professora ministrou cursos e oficinas na Biblioteca São Paulo, Academia Internacional de Cinema, Oficinas Tela Brasil e Programa VAI, entre outros. Participou das comissões de seleção do laboratório de desenvolvimento de projetos latino americanos Brlab, do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, do ProAC-SP e dos projetos de audiovisual da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás. É parecerista de diversas linhas do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA desde 2015.

O CURSO

O curso mescla conteúdos expositivos e exercícios práticos. Para os exercícios, xs participantes receberão contos literários, fotografias, relatos orais e trechos de filmes. Estes materiais serão utilizados como gatilho para explorar as possibilidades de criação de personagens e sinopses, conflitos, cenas e diálogos tendo como base a experimentação e o diálogo coletivo. A ideia principal é que cada participante treine a liberdade na criação e a prontidão para a escrita, e também exercite como identificar, adaptar, recriar e modular elementos de diversas linguagens artísticas para a forma audiovisual.


PLANOS DE AULAS

Aula 1 – 29/08, Quarta-feira
“Exposição, ação, personagem e sinopse”

Apresentação da oficina e dxs participantes. Abordagem dos conceitos de exposição, ação e suspensão da descrença através da exibição e análise de trechos de filmes de longa e curta metragem. Exercício de criação de sinopse.

Aula 2 – 30/08, Quinta-feira
“Público-alvo e conflito”

A importância do roteirista pensar no público-alvo, duração e formato da obra desde a sinopse. Debate sobre diferentes níveis de conflito e como explorá-los. Análise dos conflitos das personagens em curtas metragens brasileiros contemporâneos. Exercício sobre conflito.

Aula 3 – 31/08, Sexta-feira
Estrutura de três atos, escaleta, formatação de roteiro

Exercício de criação de imagens e sons a partir de um texto literário. A formatação padrão de roteiros, qual sua importância, como explorá-la e como subvertê-la. Leitura de exemplos de escaletas e roteiros.

Aula 4 – 01/09, Sábado
Manhã: “Argumento, documentário, universo”

A coerência entre universo e personagens. A função do argumento. Leitura e análise de um argumento de longa metragem. Exibição e análise de documentários brasileiros contemporâneos.

Tarde: “Design de cena, diálogo, técnicas de adaptação”
As possibilidades do diálogo. Design de cena. Exemplos de construção de cenas e diálogos em seriados e filmes de longa e curta metragem. Técnicas de adaptação e exercício de criação de cena a partir de um relato oral.

Inscrições Encerradas