O Diáspora Lab é um programa imersivo de desenvolvimento de projetos de longa-metragem de ficção e documentário que em sua primeira edição selecionará 06 projetos de realizadores negros/as das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste (CONNE) do Brasil.

Ao longo de 05 dias, entre 22 e 26 de outubro de 2018, os/as participantes viverão uma experiência intensiva na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, sob a orientação de profissionais do audiovisual brasileiro e de outras linguagens artísticas, bem como de agentes do mercado.

As inscrições para o laboratório são gratuitas e podem ser realizadas através do formulário de inscrição disponível nesta página até o dia 07 de setembro de 2018.
Para mais informações acesse o regulamento ou envie e-mail para info@diasporaconecta.com

CONVOCATÓRIA

Apresentação

A primeira edição do Laboratório de Desenvolvimento de Projetos da plataforma Diáspora Conecta acontecerá entre os dias 22 e 26 de outubro de 2018, na cidade de Cachoeira, Bahia, e selecionará seis projetos de longa-metragem em fase de desenvolvimento que participarão de atividades direcionadas ao fortalecimento de suas propostas narrativas.

Regulamento

  1. As inscrições para o Diáspora Lab são gratuitas e podem ser realizadas de 10 de agosto de 2018 até o dia 07 de setembro de 2018 por meio de formulário eletrônico disponível no site oficial da plataforma Diáspora Conecta.
  2. Serão considerados apenas projetos de longa-metragem de ficção e de documentário em fase de desenvolvimento.
  3. Podem se inscrever diretores(as) e produtores(as) negros(as), residentes nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste – CONNE, com projetos de longa-metragem de ficção e de documentário em fase de desenvolvimento, desde que os projetos já tenham diretores(as) e produtores(as) definidos(as).
  4. Serão selecionados através desta convocatória seis projetos de longa-metragem em fase de desenvolvimento, sendo 03 (três) de ficção e 03 (três) de documentário.
  5. Ao inscrever seus projetos, os(as) diretores(as) e produtores(as) se comprometem, caso venham a ter seus projetos selecionados, a participar das atividades do Diáspora Lab, que serão realizadas na cidade de Cachoeira, Bahia, entre os dias 22 e 26 de outubro de 2018.
  6. A organização do Diáspora Lab cobrirá os custos de hospedagem e alimentação para dois(duas) integrantes – diretor(a) e produtor(a) – dos projetos selecionados durante os dias de realização das atividades do laboratório, na cidade de Cachoeira, Bahia. Os(as) participantes ficarão alojados(as) em apartamentos na categoria duplo e receberão, cada um, um voucher alimentação no valor de R$35,00 por dia.
  7. Caberá ao diretor(a) e produtor(a) do projeto selecionado o custeio de suas despesas de translado de suas cidades de origem até a cidade de Cachoeira, Bahia.
  8. É indispensável a participação presencial do(a) diretor(a) e do(a) produtor(a) de cada projeto selecionado durante as atividades do laboratório.
  9. No ato da inscrição, a produção do projeto se compromete a inserir a logomarca da Diáspora Conecta nos créditos do filme, bem como fazer menção à participação no Diáspora Lab, com a seguinte frase:

O ROTEIRO DESTE FILME PARTICIPOU DO DIÁSPORA LAB –  LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DA PLATAFORMA DIÁSPORA CONECTA.

  1. Os projetos serão avaliados por uma comissão de seleção formada especificamente para este fim, e suas decisões são irrevogáveis.
  2. Os nomes do(as) consultores(as) serão divulgados após a seleção dos projetos.
  3. Para inscrever-se é necessário apresentar os seguintes documentos:
  • Apresentação do projeto (máximo de 500 palavras);
  • Logline (máximo de 50 palavras);
  • Sinopse (máximo de 600 palavras);
  • Argumento (máximo de 5.000 palavras) para projetos de ficção;
  • Proposta de estrutura e descrição dos personagens (máximo de 5.000 palavras) para projetos de documentário;
  • Proposta estética do(a) diretor(a) (máximo de 600 palavras);
  • Carta de motivação do(a) diretor(a) (máximo de 400 palavras);
  • Carta de motivação do(a) produtor(a) (máximo de 400 palavras);
  • Biofilmografia do(a) diretor(a);
  • Biofilmografia do(a) produtor(a);
  • Orçamento do projeto em grandes itens, com descrição das etapas de desenvolvimento, pré-produção, produção e finalização (arquivo PDF);
  • Plano de financiamento (arquivo PDF);
  • Caso o filme seja uma adaptação de outra obra, deverá ser apresentada autorização para a adaptação por parte dos detentores dos direitos sobre as obras originais (arquivo PDF);
  • É permitida a apresentação de materiais complementares que possibilitem uma melhor compreensão do projeto, tais como: referências visuais, links de teasers, etc.
  1. Serão aceitas inscrições apenas em português.
  2. Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail info@diasporaconecta.com

Inscrições encerradas.