top of page

diáspora conecta

Somos uma plataforma dedicada ao desenvolvimento de carreiras de profissionais negros do audiovisual em diálogo com a indústria cinematográfica internacional.

Nos últimos 05 anos recebemos mais de 1.000 estudantes e profissionais e alcançamos cerca de 4.000 pessoas das 05 regiões do Brasil e de outros 11 países.

nossos
objetivos

DIÁSPORA LAB

é um programa de tutoria e assessoramento de projetos para roteiristas e produtores(as) negros(as) brasileiros(as).

 

O laboratório conta com atividades direcionadas ao aprimoramento de narrativas audiovisuais em fase de desenvolvimento e à capacitação das habilidades criativas de roteiristas e produtores negros(as) do Brasil em diálogo com profissionais da América Latina e da África.

 

Nosso foco são pessoas apaixonadas pelo cinema, dedicadas ao ofício da escrita e da produção cinematográfica e interessadas em trocar ideias em torno dos processos de criação. Ao longo das duas últimas edições, o laboratório recebeu quase 300 inscrições de roteiristas e produtores das cinco regiões do país, que juntos vivenciaram mais de 100 horas de programação sob a orientação de cineastas do Brasil, da República Dominicana e de Cuba.

ESCOLA DIÁSPORA

é um centro de educação livre na área de criatividade, que oferece cursos de audiovisual, artes visuais e gestão criativa. 

 

Os programas de ensino baseiam-se em metodologias interdisciplinares, com módulos teóricos e práticos, e tem como objetivo principal desenvolver as habilidades artísticas e o pensamento crítico dos estudantes.

 

Desde sua inauguração, a Escola Diáspora já recebeu mais de 1000 inscrições para suas atividades e já certificou mais de 250 alunos e alunas em seus cursos livres, que contou com a participação de roteiristas, diretores de cinema, historiadores e artistas visuais, dentre os quais: Janaína Oliveira, Emílio Domingos, Tom Farias, Diane Lima e Francine Barbosa.

JANAÍNA
OLIVEIRA

Professora

Escola Diáspora 2020

TOM
FARIAS

Professor

Escola Diáspora 2020

EMÍLIO
DOMINGOS

Professor

Escola Diáspora 2020

As CONFERÊNCIAS da plataforma Diáspora Conecta são um espaço de reflexão em torno do processo de criação com foco nos procedimentos metodológicos de artistas de diferentes linguagens artísticas e sua relação com o espectador.

 

Ao longo dos anos dialogamos sobre temas fundamentais para o pensamento artístico contemporâneo como "As memórias do corpo e os caminhos que nos atravessam”, Um diálogo entre tempos”,  "A performance negra nas telas do cinema brasileiro", "Ferramentas para a escrita de Roteiros de Documentário" e "Narrativas Afrocentradas", contando com a presença ilustre de Isábel Zuaa, Diane Lima, Fábio Rodrigues FIlho, Valdineia Soriano, Renata Martins, Diego Araúja, Mariana Luiza, Lisandra López Fabé e Aldri Anunciação.

A plataforma já contou com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, e o apoio institucional dos parceiros Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba, Nordestelab, A Firma, SAPI, BRLab, Cabíria Festival, Projeto Paradiso, Video Camp, Escuela Internacional de Arte y Diseño Chavón, Laranjeiras Filmes, Mantra, Janela do Mundo, Imprensa Mahon, EICTV – Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba, IRDEB/TVE Bahia, Sebrae (Bahia e Goiás), Aliança Francesa de Salvador, DIMAS - Diretoria do Audiovisual da Bahia, IPHAN Cachoeira, Larty Mark, Plano 3 Filmes, Leão do Norte Audiovisual, Prefeitura Municipal de Cachoeira, UFRB, Griot Filmes e DOCSP.

 

A Diáspora Conecta é mantida e desenvolvida pela Produtora Portátil e conta com o apoio do Miradasdoc.

bottom of page